sábado, 20 de novembro de 2010

CIBERCULTURA : CONCEITOS E PROPOSIÇÕES

  “O virtual não substituirá o real”  Pierre Levy



      1ª PARTE - DEFINIÇÕES

      A discussão sobre Cibercultura não poderia ser apenas em uma arte,      porque a quantidade de informações que o conceito em si já trás, Foi necessária a divisão proposta por Levy.

      E nessa primeira parte numa tempestade de idéias e exemplos sobre os   conceitos de Ciberespaço, técnicas, tecnologia, Cibercultura, inteligência    coletiva que fazem parte do mesmo universo e se interrelacionam com as   diferentes formas de informação.

Não importa o meio, e-mail, hipertexto, hipermídia, blog, facebook e outros caminhos virtuais e /ou reais que a sociedade utilize para seu desenvolvimento político, humano, social, mas sim o efeito final que todo esse processo pode transformar.

A Cibercultura através da técnica oferece oportunidades para o desenvolvimento humano e por isso ela é a favor do bem publico, onde o ciberespaço estabelece condições para se pensar o cotidiano de forma diferente em vários aspectos.





2ª PARTE – PROPOSIÇÕES



Sabendo de alguns conceitos fica mais fácil a reflexão sobre como o ciberespaço vai se relacionar com uma sociedade, onde o estado teme perder o seu monopólio político em relação à cultura e território.

As artes, o saber e a cidadania são cuidadosamente discutidos para que não se desvalorize os sentidos clássicos e exista uma complementaridade dos espaços reais e virtuais sem perder de vista a essência original de cada um.

São pertinentes as discussões trazidas por Levy sobre o ciberespaço e suas implicações culturais, onde ele afirma que este é o único meio através do qual as pessoas podem partilhar “inteligência coletiva” e discutir inúmeros temas simultaneamente sem submeter a qualquer tipo de controle ideológico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário