Kenski, Vani Moreira. Educação, Tecnologias: O novo ritmo da formação. Campinas, SP: Papirus, 2007- (coleção Papirus educação)
O livro aborta de forma abrangente informações e esclarecimentos para todos os leitores, independentes do grau de formalidade com a tecnologia e os seus usos em educação.
Está dividido em seis capítulos, 141 páginas, incluindo o glossário que pretendem contar historia de relacionamento entre vários tempos da sociedade, os avanços tecnológicos sucessivos e seus reflexos na educação.
As tecnologias não tão antigas quanto à egípcia humana, na verdade, foram engenhosidade humana, em todos os tempos, que deu origem as mais diferenciadas tecnologias, que invadem as novas vidas, amplia a nossa memória, garantindo novas possibilidades de bem-star e fragilidade as capacidades naturais do ser humano acabam nos acostumando com alguns confortos tecnológicos que nem podemos imaginar como seria viver sem eles.
A evolução tecnológica não se restringe apenas aos novos usos de determinados equipamentos e produtos, também altera comportamentos. Com isso a relação entre educação e tecnologias observada pelo ângulo da socialização da inovação precisa ser informada e aprendido. Na atual proposta liberal, á escola é instituição social da maior importância, é onde informam os quadros de profissionais que, mais do que dar vida, continuidade e inovação á produção, irão formar um exército de usuários para o consumo de bens e serviços da informação.
A escola precisa assumir o papel de formar cidadão para a cumplicidade do mundo e dos desafios que ele propõe prepará-los conscientes para analisar criticamente o excesso de informações e a mudança, a fim de lidar com as inovações e as transformações sucessivas dos conhecimentos em todas as áreas. Desde que as tecnologias de comunicação e informação começaram a se expandir pela sociedade, aconteceram muitas mudanças nas maneiras de ensinar e aprender. Um programa de TV, a noticia de telejornal, a campanha feita pelo radio, mensagens trocadas pela internet, jogos interativos de todos os tipos são fonte de informação e de exemplos que ajudam a compreensão de conteúdo e aprendizagem ampliando as possibilidades de ensino para alem de curto e delimitado espaço de presença física de professores e alunos na mesma sala de aula, a intenção entre os envolvidos do processo de ensino redefine toda a dinâmica de aula e cria novos vínculos entre os participantes.
Não basta, no entanto, os usos de novas tecnologias, máquinas e equipamentos, para fazermos a reformulação necessária na educação, isso até poderia ser dispensável se a opção for privilegiarmos nas situações educacionais a principal condição para a concretização dessas propostas: o estímulo para a interação, a troca, a comunicação significativa entre todos os participantes, mas ainda, o importante é que essas pessoas estejam reunidas em um determinado espaço com objetivo maior de aprender juntos, esse é o ponto de partida para o inicio de um novo modelo educacional diferenciado, que é a formação de comunidades de aprendizagem.
Na nova realidade tecnológica, o tempo da educação é o tempo da vida, garantindo às escolas a possibilidade de se abrirem e oferecerem educação para todos, indistintamente, em qualquer lugar, a qualquer tempo, é preciso que se reflita sobre o processo de ensino de maneira global para que as novas tecnologias não sejam vistas apenas como modismo, para isso, é preciso, antes de tudo, que todos estejam conscientes e preparados para a definição de uma nova perspectiva filosófica, que contemple uma visão inovadora de escola, aproveitando- se das amplas possibilidades comunicativas e informativas das novas tecnologias para a concretização de um ensino critico e transformador de qualidade.
O cenário apresentando no livro sobre educação e tecnologia nos mostra de forma significativa a necessidade de uma relação apreendente sobre tecnologia no ambiente educacional, caso contrário se tornará obsoleta pelo tempo, onde as velocidades das informações estão cada vez mais imperceptíveis no seu processamento. Aos poucos a instituição responsável pelo tratamento das informações de forma critica ideológica, está se perdendo na competência do seu trabalho, educar.
O livro apresenta elementos significativos para diversos profissionais em educação que visam entender melhor o tema tecnologia de uma forma acessível a todos, mesmo aqueles que nunca utilizaram um computador nem navegaram na internet, abordando de maneira abrangente , simples e esclarecedora, mas sem deixar de apresentar e refletir sobre os grandes avanços que as tecnologias podem oferecer a educação.
Vani Moreira Kenski nasceu no Rio de Janeiro (RJ). Há 16 anos, aborda o tema Educação a Distância.. Mestre e Doutora em Educação. Licenciada em Pedagogia e Geografia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP). Diretora da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Design Instrucional do SENAC/SP. Pesquisadora do CNPq na área de Tecnologia Educacional. Consultora do SEBRAE Nacional. Diretora do SITE Educacional. Pesquisa as relações entre educação, comunicação e tecnologias inovadoras. Atua na produção e desenvolvimento de cursos e projetos pedagógicos realizados a distância, online, para os mais diferenciados níveis e modalidades educacionais em escolas, empresas, instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Autora dos livros: Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância e Educação e Tecnologias o novo ritmo da informação, ambos publicados pela Editora Papirus, além de outras publicações em que trata de suas pesquisas e experiências profissionais.
Carla Claudia de Santana Santana. Acadêmica da Especialização Tecnologias e Novas Educações da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Olá Carla
ResponderExcluirbons passos para elaboração de uma resenha
Pensando em uma publicação, se faz necessária uma reivsão ortográfica. Também existem alguns problemas conceituais, sendo que, em alguns momentos, não é possível distinguir se o que você traz é a ideia da autora ou é um posicionamento seu.
Você poderia apresentar a autora de forma mais sintética e de forma mais relacionada à obra. Por outro lado, você poderia trazer uma recomendação da obra com mais elementos, afinal, você leu o livro e consegue dizer mais detalhes para quem ainda não o leu.
Vamos fazer uma revisão da sua resenha juntas?
Abs