quinta-feira, 25 de novembro de 2010

MODULO I - REFLEXÃO TEXTO E VIVÊNCIAS

ANÁLISE COMPARATIVA DAS ESCOLAS PÚBLICAS E O CAPÍTULO DO LIVRO DE DON TAPSCOTT

CAP. 5 - REPENSANDO A EDUCAÇÃO : OS ESTUDANTES DA GERAÇÃO INTERNET

Impressionante o quanto a educação está se tornando à medida que o tempo passa mais insólito fica.


Em se tratando do espaço escolar, é observado que nos paises desenvolvidos existem as mesmas deficiências que os em desenvolvimento apresentam.

TAPSCOTT faz analise das escolas publicas e particulares e principalmente faculdades americanas, onde há necessidade do repensar o ensinar e o que ensinar para os educandos.

Tendo como universo o ensino fundamental I das escolas publicas de Salvador, Bahia, me surpreendo com as mesmas dificuldades, porem nomeados de diferentes formas.

Quando se diz “... devem estimular os alunos a fazer descobertas, sozinhos e aprender um processo de pesquisa e de pensamento critico em vez de apenas decorar as informações...” isso se trata da educação construtivista que tanto se pensa em formar o educando cidadão, mas que a nossa sociedade acaba se distanciando devido à realidade social.

E “... precisam estimular os alunos a colaborar entre si e com outras pessoas fora da escola...” é a educação sociointeracionista que as escolas públicas do município de Salvador apresentam como visão, no entanto os sistemas e as políticas públicas vigente acabam transformando em instrumento de avaliações que definem índice de desenvolvimento e não do aprendizado do educando.

O governo através do ProInfo, um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica.

O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias. Um laboratório com software livre na maioria das escolas, porém os sites que atingem o publico alvo (os educandos) são bloqueados pelo sistema, pois o interesses das crianças e jovens sejam eles de qualquer classe social são os sites interativos e relacionamentos como : twinter, faceebok, orkut.

Como os professores não se sentem capacitados, aguardam um curso ou um monitor para o laboratório e depois poder propiciar ao aluno o aprendizado nesse ambiente, ou seja há computadores, pronto melhorou a educação ?

O que se constata, é que os problemas não são economia ou política, mas os agentes que constroem o processo ensino aprendizagem em qualquer país, insistem em não enxergar o movimento revolucionário das informações e a geração que está se constituindo.

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